13 de maio em São José da Serra

Em maio de 2007 partimos para o quilombo São José da Serra, localizado em Valença, registrar a homenagem que a comunidade faz aos pretos velhos. A festa, mais conhecida como “13 de maio”, acontece anualmente e coincide com o dia da abolição da escravatura no Brasil.

Além da nossa equipe, formada pelas professoras Martha Abreu e Hebe Mattos, por parte dos pesquisadores e um cinegrafista, fomos acompanhados por ilustres convidados de outras regiões, como o Pastor Luis, morador da Rasa (Cabo Frio), Manoel Salvador, de Pedro Carlos (Valença) e Luis Fernando Cândido – o Feijão – de Barra do Piraí.

O “13 de maio” em São José da Serra deste ano contou com uma programação para o dia inteiro com missa afro, almoço com feijoada, barracas de artesanato, capoeira, apresentação de Folia de Reis e rodas de samba. No fim da tarde os grupos de jongo que estavam na festa se apresentaram até anoitecer, quando, então, foi a vez da apresentação do grupo da própria comunidade.

Durante a festa reunimos para uma conversa sobre jongos, calangos e folias os senhores Manoel Seabra e Manoel Salvador, o pastor Luis e o Feijão. O bate-papo terminou ao som do calango e da sanfona de seu Manoel.