8º Encontro da Cultura Negra

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2006 aconteceu a 8ª edição do Encontro da Cultura Negra no Quilombo do Campinho da Independência, em Paraty. Nossa equipe, formada por Guilherme Fernández, Gabriel Sobreira, Gilciano Costa e Camila Marques, acompanhou toda a programação do evento. Na sexta-feira à noite – abertura do encontro – assistimos à apresentação do jongo do Campinho e de outros grupos musicais, dentre eles o grupo do Quilombo Sacopã, comunidade urbana negra localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

A partir do sábado à tarde, acompanhamos a exibição do grupo Capoeira Angola e registramos a palestra “Para ouvir e pensar” com Délcio Bernardes (Bracuí) e Antônio (universitário angolano radicado no Brasil há nove anos), que trataram dos desafios e dos problemas que envolvem os quilombolas na atualidade. Mais tarde, a festa continuou com o desfile da “Beleza Negra”, com a percussão do Campinho da Independência e com a apresentação do grupo Realidade Negra, todos eles formados por músicos e moradores do próprio quilombo. A noite ainda contou com a participação do grupo regional Ciranda Elétrica, de Paraty.

No domingo, entrevistamos o Sr. Valentim e sua esposa dona Madalena, que nos contaram um pouco da história de luta pela conquista das terras do Campinho. Registramos também um espetáculo de dança e música com crianças negras, no fim da tarde. À noite, acompanhamos a apresentação do jongo do Bracuí que seguiu bastante acalorada a despeito da chuva que resolveu aparecer no último dia de festa. O VIII Encontro da Cultura Negra, realizado pela associação de moradores do Campinho (AMOC), contou com a participação de membros e amigos da comunidade num clima animado e descontraído, sem, contudo, deixar de lado as principais questões políticas que envolvem a população negra no país.