Festa de Arremate na Casa de D. Mariana – Mesquita

As festas de arremate realizam-se todos os anos nas casas das famílias organizadoras de folias. É o momento que uma folia recebe a visita de diversas outras folias de regiões próximas e distantes. Sempre no início de fevereiro, D. Mariana oferece a sua festa de arremate.

Chegamos na casa de D. Marina, em Mesquita, por volta de 8 horas da noite. Estavam quase todos arrumados, o jantar nos últimos preparativos, a mesa posta e os convidados chegando. D. Mariana receberia nesta noite mais de 12 folias de diferentes regiões: Duque de Caxias, Santa Cruz, Itaboraí, Itaguaí, São Gonçalo, Vassoras, Miguel Pereira, Duas Barras etc.  Sua casa, situada no final de uma vila, receberia centenas de convidados para o jantar. Cada grupo tinha a sua vez. Os ônibus paravam numa rua larga, onde os grupos  esperavam a hora de  sua apresentação. Desfilavam na vila, com suas rezas, poesias e músicas; faziam o cumprimento de encontro com a folia de D. Mariana e sentavam para o jantar. Saímos de lá quando o sol nascia, por  volta das 5 horas da manhã, e ainda tinham folias para entrar na “avenida”, que apelidamos carinhosamente de “foliódromo”.

Nesta linda festa, filmamos a entrada de muitas folias e entrevistamos seus mestres e palhaços. As folias mantêm uma rede ao longo do ano e esses encontros ajudam a dinamizá-la.

Os anfitriões não descansaram enquanto não organizaram um delicioso jantar para os “professores”. E devemos confessar, a comida estava divina. Foi impressionante verificar a expressiva presença do público, e um público jovem, que lotava a vila e a rua larga próxima, onde o funk completava as horas vagas das folias, entre uma e outra entrada do grupo. Necessário dizer que não havia nenhuma autoridade policial ou política. A festa foi organizada totalmente pelos foliões de reis.

Equipe: Martha Abreu, Guilherme Fernández, Antonio Carlos Gomes e Helio Leite.Convidados especiais: Silvia Brugger e Josemir.