Relatório de viagem à Duas Barras

 

Partimos do Rio de Janeiro na manhã do 12 de janeiro e chegamos a Duas Barras na tarde do mesmo dia. Procuramos logo contatar nossos informantes e não tardou para começarmos o trabalho. Seu Silvino, D. Marli e Mané Ouriço nos brindaram com uma roda de calango prontamente registrada em vídeo por nossa equipe.

No dia seguinte, 13 de janeiro, com a ajuda de nosso guia − um mestre folião chamado Fernando − fomos até a fazenda “Vista alegre”, onde entrevistamos Geraldo Abel. Esta fazenda, no século XIX, tinha o peculiar nome de Fazenda do Quilombo.Abel, um famoso e respeitado calangueiro da região, foi a mais grata surpresa de toda a viagem. Com sua impressionante memória, Seu Abel nos contou muito sobre o “tempo do cativeiro”. Também nos falou sobre o Mineiro-pau, sobre a Folia de reis, cantou versos de calango dos tempos “dos antigos” e dançou o “mineiro-pau”. Nos mostrou ainda como fazia os instrumentos da folia.

Nesse mesmo dia, seguimos para a casa de Seu Nilton, local onde foi entrevistado. Entrevistamos, também, Mane Ouriço − palhaço da folia de seu Nilton. Registramos em vídeo e foto toda a preparação da Folia de reis de Seu Nilton. Porém, uma chuva torrencial nos deixou apreensivos. A festa do encontro de folias de Duas barras, aparentemente, estava ameaçada.

Entretanto, a noite nos reservara um espetáculo de cores e devoção emocionante. Várias folias se apresentaram e fizeram o cortejo até o presépio montado pela prefeitura. Uma lona, erigida pelo mesmo órgão, abrigou todos os que foram assistir ao evento. No coreto da praça central da cidade os palhaços versejavam os assuntos do momento. Findamos a noite com a certeza de termos feitos um bom trabalho.

Na manhã do dia 14 - nosso último dia na cidade - registramos os depoimentos de Seu Zé Pretinho e de Seu Miltinho. Ambos falaram do Mineiro-pau, da Folia de Reis e um pouco do calango. Em seguida, rumamos para a casa de Seu Silvino e Dona Marli. Lá realizamos uma entrevista com D. Marli. Assim, completávamos a missão que havia nos levado a Duas Barras.

Equipe: Antônio Carlos, Edmilson, Isabel, Leonardo Neri e Julio Braga