Viagem à Angra dos Reis - Rio Claro

Entre os dias 25 e 28 de Fevereiro de 2007 foi realizado a viagem Angra-Rio Claro. Entre os integrantes da equipe estavam as professoras e pesquisadoras Hebe Matos, Martha Abreu, Ana Lugão Rios e os professores e pesquisadores Robert Slenes e Matias. Estavam presentes também Guilherme Fernández, Hélio, Thiago Pessoa, Gilciano Menezes, Matheus Serva, Camila Marques e Rafael.

Na manhã do dia 26 em Angra, a professora Martha Abreu fez um depoimento na foz do rio Bracuí, ao qual comentou sobre o navio Camargo que afundou próximo a esta região. Logo em seguida, ocorreu um bate papo dos historiadores na ilha de Paquetá. Na parte da tarde neste mesmo dia, foi feita uma entrevista com Dona Marilda em frente a Fazenda Grataú e logo depois fomos para o Bracuí entrevistar seu Manoel Moraes. À noite foi filmado uma roda de Jongo no Bracuí, tendo entre os participantes Seu Manoel Moraes, Seu José Adriano, Seu José Geraldo, Seu Rosalvo, Délcio, Dona Marilda e Dona Olga.No dia 27 na parte da manhã, fomos para Mambucaba entrevistar Seu Sebastião na Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Á tarde viajamos para Rio Claro e ao chegar nesta região, fomos filmar a antiga Igreja dos Breves.

Na manhã do dia 28 iniciamos a busca das ruínas de São João Marcos e nos deparamos com o cemitério de São João Marcos. Na parte da tarde fomos para Mangaratiba e em seguida ocorreu mais um bate papo entre os historiadores na Fazenda da Grama.