Viagem à Santa Izabel - Arrozal

Nos dias 25 e 26 de março, realizamos nossa última viagem desta etapa do projeto. O roteiro começou em Santa Isabel, Valença, e terminou em Arrozal, Piraí. A equipe foi coordenada pelo professor Matthias Assunção e composta por Edmilson Santos, Luana Oliveira, Thiago Campos e Hélio Leite.

Em Santa Isabel, mais especificamente no Quilombo São José da Serra, entrevistamos o Seu João Azedias, que é marido da Tia Tetê, líder espiritual da comunidade e sobrinha do Seu Manoel Seabra. Seu João falou sobre os bailes de calango e as rodas de jongo, que ele denomina de tambu. Abordou a temática com muita emoção e demonstrou a saudade que sente do tempo em que os bailes aconteciam dentro das casas e o tambu do lado de fora.

A segunda entrevista juntou duas gerações do Quilombo, Seu Manoel Seabra e seu sobrinho Jorge Fernandez, irmão do líder político da comunidade, Toninho Canecão. Os dois recordaram o “jogo do pau”, fazendo uma inesquecível demonstração e dando importantes explicações sobre a prática.

Partimos do Quilombo São José e paramos em Pedro Carlos, lugarejo próximo a Conservatória, onde tivemos uma verdadeira aula de calango com o carismático e talentoso sanfoneiro Manoel Salvador de Souza, o Seu Manoel do Calango.

No dia seguinte continuamos a jornada até Piraí, município que possui um excelente arquivo público de documentação histórica. Fizemos um levantamento prévio do acervo, que se configurou bem interessante, inclusive em relação a registros referentes `a família do maior traficante de escravos do Brasil, o Comendador Joaquim José de Souza Breves.

Continuamos até Arrozal, distrito de Piraí, que está vivendo a organização do grupo de jongo “Jongueiros da Cachoeira”. Lá entrevistamos o Seu Edgar Camilo e sua filha Andréia, que nos relataram sobre a formação do grupo e sobre sua história familiar, são descendentes de uma escrava da antiga Fazenda da Cachoeira, propriedade de José Joaquim de Souza Breves.

Dessa forma, finalizamos nossa viagem registrando o nascimento de mais um grupo de jongo, que assim como os outros vem com o propósito de manter vivo o seu valioso patrimônio familiar.