Exposição em Vila da Fumaça - Distrito de Resende (RJ)

03/11/2012 14:00
03/11/2012 21:00
America/Sao Paulo

A Exposição "Despertando Olhares sobre a Vila da Fumaça" que ocorrerá no dia 03 de novembro, de 14 às 21 horas,  no Distrito de Vila da Fumaça, área rural do município de Resende

A exposição pretende devolver um pouco da pesquisa realizada através de entrevistas aos moradores mais velhos de Fumaça, com intuito de reconstruir, pela memória dos mais antigos, uma história ainda não contada da localidade. Esses depoimentos foram colhidos nos últimos seis anos por mim, pelo Francisco Rocha e com o apoio imprescindível da Maria Lucia Guimarães.

Somado as entrevistas tenho desenvolvido a pesquisa histórica, para o doutorado, nos arquivos, nos livros de batismo e óbito das igrejas de Fumaça e Resende, com a ajuda de Francisco Rocha, para reconstruir a história do antigo aldeamento de São Luiz Beltrão, fundado em 1788,visando aldear índios Puris. Foi desse aldeamento que nasceu a Vila da Fumaça. As dezenas de depoimentos coletados junto aos moradores nos deram a possibilidade de criar novos olhares sobre a região.

Serão exibidas fotos das famílias entrevistadas,os cd's e dvd's dos entrevistados, livrinhos sobre fragmentos do folclore local, fotografias relacionadas aos patrimônios ecológico, religioso, histórico e o potencial arqueológico local. Teremos além da exposição fotográfica a exibição de trechos dos vídeos, com algumas entrevistas

Cada uma das famílias entrevistadas o CD/DVD com a entrevistada do seu parente, muito embora não estejam editados. O objetivo é que os entrevistados tenham esta lembrança consigo, embora alguns deles já tenham  falecidos, dado que a idade média dos entrevistados é de 80 anos.

Um dos objetivos é estimular que outros moradores também nos contem suas memórias e que possamos escrever um livro mais extenso sobre a antiga aldeia, bem como fundarmos um museu etnográfico e de memória no local.

Segue a programação:

14 às 18 horas - Exposição das fotos, das famílias e dos porta retratos digitais com os patrimônios locais (religioso, arqueológico, histórico e ecológico)

18 às 18:30 h - Pequena palestra sobre a história de Fumaça, desde da Fundação da Aldeia até a década de 30 do século XX.

18:30 às 19 h - Entrega dos cd's e dvd's aos familiares ou ao próprio entrevistado.

19h    às 20 h - Exibição parcial dos vídeos com pedaços das entrevistas dos moradores

21h - Término da exposição