Lançamento do ebook "Caminhos da intolerância no mundo ibérico do Antigo Regime"

Acaba de ser lançado o ebook "Caminhos da intolerância no mundo ibérico do Antigo Regime".

O livro é fruto do III Seminário de Pós-graduandos em História Moderna promovido pela Companhia das Índias – Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna, que se realizou em 2011 na Universidade Federal Fluminense. Os trabalhos destes jovens pesquisadores, oriundos de várias instituições no Brasil, dedicaram-se a discutir o tema da intolerância nas suas várias vertentes no mundo moderno.
Na primeira parte, “Inquisição: ícone da intolerância”, o Santo Ofício foi tema escolhido para se analisarem diversos aspectos da intolerância que marcou fortemente esta instituição. Cristãos-novos, feiticeiros, bígamos e sodomitas, hereges que lotaram os cárceres inquisitoriais, foram alvo de estudo dos respectivos artigos. Em “Clero e intolerância”, segunda parte do livro, são examinadas as tensões entre a Igreja e as demais estruturas de poder. Na terceira parte, intitulada “A intolerância no Oriente”, privilegia-se o espaço oriental para se discutir o embate cultural que marcou a presença portuguesa na região, temperada por múltiplas perseguições religiosas. E, por fim, na última parte, chamada “Intolerância, poder, sociedade e representações”, o leque de análise é mais amplo, e abarca questões relativas a processos de ascensão social, ao discurso sobre a mulher nas rebeliões na América Portuguesa, ao papel da imprensa etc.

Para comprar o ebook, basta ir em: https://www.iba.com.br/livro-digital-ebook/Caminhos-da-intoler%C3%A2ncia-no-mundo-ib%C3%A9rico-do-Antigo-Regime-9102235ba87abc9aef881931551d79d0