Stenders, Carlos Ricardo (Krefeld - Düsseldorf - Alemanha - )

Vida: 
1900 a 1993
País: 
Alemanha
Autor: 
Daniel Choma
Edson Luiz da Silva Vieira
Tati Costa
Campo de atuação: 
Retratos fotográficos
Fotografia documental
Repórter fotográfico esportivo
Trajetória fotográfica: 
Foto Estrela
Destaques: 
“Revelações da História: o acervo do Foto Estrela.”
Recebeu Menção Honrosa na 4º edição do Salão de Artes Plásticas, em 1967

 

Carlos Ricardo Stenders nasceu na Alemanha no ano de 1900, na cidade de Krefeld, próximo a Düsseldorf e a fronteira com a Holanda. Aos vinte anos de idade, logo após o término da 1ª Guerra Mundial, e descontente com a situação política e econômica de seu país, resolveu emigrar para o Brasil. Diante da realidade técnica da agricultura no Brasil, Carlos Stenders considerou muito árduo o trabalho em sua área de estudo e formação, a agronomia, e decidiu trabalhar como fotógrafo na região de Blumenau, Santa Catarina, em 1920. Segundo depoimentos de sua filha, Rosemarie Stenders, desde muito jovem o pai adquirira excelentes equipamentos fotográficos e se dedicava, por prazer, à atividade fotográfica. Após cinco anos em atividade no Brasil, o adoecimento de sua mãe faz o jovem retornar à sua terra natal.

De volta à Alemanha, atuou como repórter fotográfico esportivo próximo a cidade de Colonia. Casou-se com Gertrud Schmitz no ano de 1930, e seu primeiro filho, Karl Heinz Stenders, nasceu em 13 de janeiro de 1933, em Krefeld. A sentir e a pressentir o que estava por vir acontecer em solo alemão nos anos seguintes, em 1934 a família optou pela migração para o Brasil, fixando residência em Londrina, por sugestão de um amigo inglês que trabalhava na Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP).

A família Stenders chega a Londrina no momento de sua emancipação política, uma cidade de algumas poucas ruas de terra, edificações em madeira de peroba rosa, e raros estabelecimentos comerciais. Em primeiro momento, segundo nos conta Rosemarie Stenders, a família estabeleceu um bar e padaria, mas o empreendimento não foi bem sucedido.

Não tardou muito para que a pequena população da cidade logo descobrisse que Carlos Stenders era também fotógrafo, que passou então a ser chamado para registrar os principais eventos e espaços da nascente cidade, atuando com primor técnico e excelentes equipamentos. Ao ver que a atividade prosperava, em 1938 Carlos Stenders inaugura o Foto Estrela, loja, laboratório e primeiro estúdio fotográfico de Londrina.

Na sede da Rua Mato Grosso, nº 192, situava-se, além do estúdio, loja e laboratório fotográfico, a residência da família Stenders, onde nasceu Rosemarie Stenders, a segunda filha do casal, em 1938. Dois anos depois, um desencontro marcaria suas vidas: Carlos Stenders ficaria afastado de sua esposa e de seus filhos por um período de oito anos. Sucedeu-se que em 1940 Gertrud, Rosemarie e Karl precisaram viajar para a Alemanha para cuidar de uma familiar adoentada, mas foram impedidos de retornar ao Brasil devido à política migratória internacional em vigor durante e após a Segunda Guerra Mundial. O reencontro só se fez em 1949. Mesmo juntos, enfim, o constante calor e o intenso pó vermelho de Londrina passam a desagradar a família, que em 1952 coloca a venda o Foto Estrela.

Após o fechamento do negócio com a família Yasunaka, Carlos Stenders, esposa e filhos se mudam para Embu (das Artes), no estado de São Paulo. Lá, Carlos continua trabalhando com a fotografia em Vila Sonia, subúrbio da capital. Depois, coordena empreendimentos na área da indústria e ao se aposentar passa a atuar como artista plástico, realizando diversas obras e dedicando-se ativamente na consolidação da Associação dos Artistas Plásticos de Embu-SP, ali recebeu Menção Honrosa na 4º edição do Salão de Artes Plásticas, em 1967.

Carlos Ricardo Stenders faleceu em outubro de 1993, aos 93 anos de idade, deixando dois filhos, quatro netos e onze bisnetos. Segundo o depoimento de sua filha Rosemarie, que atualmente reside no interior de Minas Gerais, a maior parte do acervo fotográfico de Carlos Ricardo Stenders foi doado ao Museu Histórico Padre Carlos Weiss na década de 1970, havendo atualmente poucas imagens de posse da família.

A pesquisa a respeito do fotógrafo Carlos Ricardo Stenders, encontra-se em fase inicial e foi motivada pelo levantamento a respeito da história do Foto Estrela, de Londrina, PR. As fotografias de autoria deste fotógrafo, publicadas no livro “Revelações da História: o acervo do Foto Estrela”, em Londrina, estão entre as poucas dezenas que foram deixadas no laboratório do Foto Estrela quando este foi vendido para Yutaka Yasunaka. Até o momento, colaboraram com as informações e documentos pessoais Rosemarie Stenders (filha), Carlos Stenders Neto (neto) e sua esposa, Isabela Mandia Stenders.

Referências: 
CHOMA, Daniel; COSTA, Tati; VIEIRA, Edson Luiz (orgs.) Revelações da História: o acervo do Foto Estrela. 2ªed. Londrina: Câmara Clara, 2012.

 

 

ISBN: 978-85-63735-10-2