Skip to content

Corpo-oralidade e história de vida

Corpo-oralidade e história de vida

Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa UFF-ESPA e Escola de Biodanza Rio-Barra

O projeto Corpo-oralidade e história de vida (Grupo semanal de Biodança) busca desenvolver ações extensionistas ao promover a interação entre universidade e sociedade valorizando memórias individuais e coletivas no contexto do envelhecimento. As atividades ocorrem no Programa de Extensão do LABHOI (LABHOI-PROEXT/UFF) e no Programa Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa (UFF-ESPA/UFF). O trabalho de história oral de vida se entrecruza com a prática da Biodança reconhecida, desde 2017, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares PNPIC do SUS. A Biodança é um sistema vivencial que promove a integração afetivo-social por meio da dança, da música e do encontro - a partir de três dimensões relacionais:  consigo mesmo com os outros e com o ambiente. Os exercícios corporais buscam nesse projeto promover a qualidade de vida das pessoas idosas ao fortalecer os vínculos afetivos e as redes de apoio intergeracionais com graduandos da UFF. A pesquisa-intervenção (história oral participativa) busca registrar e analisar memórias autobiográficas. O encontro entre biodança e história oral promove a sensibilização corporal e a escuta de narrativas contadas e dançadas para fortalecer novas sociabilidades Entre as principais atividades planejadas destacam-se : 1 -  encontros semanais de Biodança 2h30min;  2 - entrevistas públicas gravadas com diretrizes éticas de autorização e acesso livre; 3 - catalogação e disponibilização das entrevistas no podcast Histórias de Vida e Biodanza; construção de um acervo oral colaborativo A interação com discentes de História e Serviço Social da UFF busca fomentar o diálogo entre corporeidade e história; bem como:  ampliar o acesso às práticas integrativas de cuidado e bem-estar As vivências propostas catalisam o movimento através da emoção integrando o cognitivo perceptivo sensorial e intuitivo O projeto fortalece os vínculos do grupo do Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa. Entrecruzando memória e história busca-se trazer os passados presentes nos corpos por meio das histórias narradas e dançadas coletivamente APOIO: IHT-UFF; PPGHUFF; ESS; UFF-ESPA Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa; Escola de Biodanza Rio-Barra SRT.

Produtos

Podcast - Acervo de História Oral

Acervo: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de (coordenação), OLIVEIRA, Iramaia (entrevistadora e organização); Richard; CABRAL (arquivo).
COSTA, Farley (direção do PodCast); PEREIRA, OLIVEIRA, Iramaia; Richard; CABRAL, Arthur; LIMA, Laura; BESERRA, Larissa (Equipe Acervo de História Oral e PodCast); FLACH, Virgínia; MASCARENHAS, Lícia (Facilitadoras); ALMEIDA, Juniele Rabêlo de (coordenadora/facilitadora). Corpo-oralidade e Histórias de vida - Biodanza: envelhecimento na interface pesquisa-ação, ensino e extensão – PROEXT LABHOI; UFF/ESPA, 2025. Podcast.

Curta-Metragem “Corpo-História”

BESERRA, Larissa (direção, roteiro e fotografia). ALMEIDA, Juniele Rabêlo de (coordenadora: Juniele Rabêlo de Almeida). Entrevistadas: Irene Teixeira Braz da Silva; Maria Terezinha Vollu Crelier Macedo; Isabel Incerte de Almeida. Locação: Casarão Rosa do antigo Instituto de Arte e Comunicação Social UFF (IACS). Coordenadora e Facilitadora do Projeto de Extensão UFF - Corpo-oralidade e História de Vida: Juniele Rabêlo de Almeida. Equipe - Facilitação: Lícia Mascarenhas e Virginia Flach; Pesquisa e produção: Iramaia Oliveira A.de Souza; Pesquisa, produção e arquivamento: Richard Pereira de Souza e Farley Silva Costa. Programa de Extensão do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense ( LABHOI-PROEXT UFF). Parcerias: Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa (UFFESPA); Escola de Biodanza Rio/Barra (Sistema Rolando Toro). 2024

CORPO ORALIDADES E HISTÓRIA DE VIDA (Acervo)

37 entrevistas de história oral. (Dados 2023-2025)

Moradores de Niterói: 32 (São Gonçalo: 05)

Lista de entrevistas –Relação nominal por ordem decrescente de idade (2025)

  1. Maria Cândida Haussman – Idade: 100 anos
  2. Isabel Incerte de Almeida – Idade: 88 anos
  3. Araci de Oliveira Castro Nascimento – Idade: 86 anos
  4. Lionete da Silva Sales – Idade: 85 anos
  5. Maria Tereza Vollu – Idade: 82 anos
  6. Márcia da Costa Guimarães – Idade: 80 anos
  7. Regina Creton Vieira – Idade: 81 anos
  8. Marta Lenori Fernandes Ferreira – Idade: 80 anos
  9. Wilma Maria Valle Mota – Idade: 80 anos
  10. Elenir Góes – Idade: 78 anos
  11. Irene Teixeira Braz da Silva Nascimento – Idade: 78 anos
  12. Carmen Silva Ferreira – Idade: 76 anos
  13. Vera Lúcia Barbosa Rebello – Idade: 75
  14. Rosely Afonso Romualdo Diniz – Idade: 74 anos
  15. Carmen da Silva Pereira – Idade: 73 anos
  16. Leila Pereira Branco – Idade: 73 anos
  17. Maria Del Carmen Martinez Ochoa – Idade: 73 anos
  18. Vera Lucia Pacheco Machado – Idade: 73 anos
  19. Vera Lucia Santos de Paiva – Idade: 73 anos
  20. Sandra Regina Cândida Espindola – Idade: 72 anos
  21. Carmen Regina Vanni de Oliveira – Idade: Há 70 anos
  22. Elizabeth Guimarães Salgado – Idade: 69 anos
  23. Inês Barroso de Souza – Idade: 68 anos
  24. Maria de Fátima Ferreira – Idade: 68 anos
  25. Edir Aparecida da Silva Lima – Idade: 67 anos
  26. Maria das Graças Gueiros do Amaral Nascimento – Idade: 67 anos
  27. Maria de Fátima Ferreira Alfaia dos Reis – Idade: 66 anos
  28. Maria de Fátima Gonçalves dos Santos – Idade: 66 anos
  29. Solange dos Santos Azevedo – Idade: 65 anos
  30. Cleusa Bueno – Idade: 64 anos
  31. Lígia Regina Antunes Martins – Idade: 61 anos
  32. Colaboradores

  33. Lícia Gomes Mascarenhas - Idade: 53 anos.
  34. Iramaia Oliveira Almeida - Idade: 49 anos
  35. Dafne Kora Mello Silva - Idade: 36 anos
  36. Marion Feitosa Coutinho - Idade: 37 anos
  37. Pedro Higor Teixeira Rodrigues - Idade: 25 anos
  38. Yan Monteiro de Mello - Idade: 26 anos
Professor Responsável: 
Juniele Rabêlo de Almeida
Origem: 
Pesquisa do LABHOI