Skip to content Skip to navigation

História Oral

Visite o Arquivo Sonoro

O LABHOI tem como objetivo se constituir num centro de referência no campo da história da oral.

Desde 1994, o LABHOI se constituiu também como um arquivo de fontes orais, reunindo entrevistas em DVDs organizadas em séries. As séries são organizadas a partir das linhas de pesquisa do laboratório. Cada série compõe-se de coleções de entrevistas produzidas por pesquisas realizadas pelos professores do laboratório, pelos alunos de Pós-Graduação e de Graduação, bem como por pesquisadores associados.

Assim, o Arquivo de História Oral do LABHOI-UFF se define pelo caráter experimental e didático do acervo, constituído, em grande parte, como produto do trabalho de alunos de graduação ou pós-graduação, que estão sendo apresentados e socializados com a metodologia da história oral. O caráter de material de exercício e treinamento confere especificidade ao acervo e traduz a dimensão pedagógica do LABHOI. Desse modo, o compromisso em promover a integração entre ensino e pesquisa, teoria e prática na formação do profissional de história, combina-se com a coordenação de procedimentos técnicos comuns que garantem a qualidade do acervo.