Skip to content

Vídeos

Conheça o LABHOI

Conheça o LABHOI

O uso do registro visual fílmico pelo LABHOI integra hoje o que, em nossas discussões denominamos de "a escrita videográfica". A escrita videográfica como na pesquisa histórica implica na elaboração de um novo tipo de texto histórico que considere na sua produção a natureza do tipo de enunciação das fontes trabalhadas. Assim, as fontes orais, visuais e sonoras para serem objeto de reflexão historiográfica e comporem o texto histórico, devem ter suas substâncias de expressão preservadas. As estratégias de elaboração dessa nova modalidade de escrita da história conta com a ampliação do diálogo entre conhecimento histórico e produção audiovisual, através do trabalho em pareceria de historiadores e profissionais de cinema. Um trabalho no qual cada um colabora com o seu conhecimento e + Mais

Infância

Infância

Infância - 1968, super-8, 9 min, Antonio Bovini, Gina Bonvini e Jorge Andrade.
Em clássico estilo super-8, o video Infância compõe-se por  extratos de cenas familiares filmados em diferentes locais da cidade do Rio de Janeiro.
A narrativa o vídeo e sua relação com a cultura visual e política dos anos 1960 e 1970 em diálogo com a história da memória foram analisados no texto: Imagens que faltam, imagens que sobram: práticas visuais e cotidiano em regimes de exceção 1960-1980 (Ana Maria Mauad, 2016)

Catarina, Ina, China

Direção: ANA CAROLINA DE MOURA DELFIM MACIEL
Documentário | 2014 | 15 min| Livre

O filme traz o depoimento de Catarina dos Santos que narra lembranças de sua vida em São Paulo durante as primeiras décadas do século XX. Filha de imigrante italiano e mãe índia, Catarina morava num bairro operário, localizado às margens do Rio Tamanduateí. Detentora de uma infância desprovida de confortos materiais, Catarina relata seu cotidiano numa São Paulo de outrora. Seu depoimento é entrelaçado com imagens antigas da cidade, pertencentes ao acervo da Casa da Imagem.

Este filme faz parte da trilogia Cultura material, percursos autobiográficos. (Apoio FAPESP)

Assista também:

+ Mais

Falares Luso-brasileiros no Benim e no Togo

Falares Luso-brasileiros no Benim e no Togo

Os agudás, conhecidos como os “brasileiros” do Benim, descendentes de antigos escravos libertos no Brasil que retornaram para a África (especificamente para a costa do Benim) no século XIX e de antigos negreiros que no Benim já haviam se estabelecido para realizar o tráfico, atualmente buscam reafirmar suas origens brasileiras como marca de diferenciação, representando publicamente a sua própria identidade étnica e visando anular o estigma da escravidão. "Falares Luso-Brasileiros no Benim e no Togo" surge com o objetivo de caracterizar e analisar o processo de construção dessa nova identidade social mediante o que convencionamos chamar no LABHOI (Laboratório de História Oral e Imagem - UFF) de "escrita videográfica", uma escrita alternativa da história que estabelece + Mais


Herança, Legado Material e Memória: Edmea, Beth e Edith Jafet

Direção: ANA CAROLINA DE MOURA DELFIM MACIEL
Documentário | 2013 | 30 min| Livre

O filme tem como ponto de partida a saga de uma família de imigrantes libaneses que atingiu pujança econômica no Brasil nos primórdios do século XX. Pautada na entrevista com três herdeiras - e suas lembranças individuais -, a narrativa vai se estruturando com a inserção filmes de família, fotografias, documentos textuais e cartões postais integrantes da “Coleção Jafet”, acervo do Museu Paulista.

Assista também:

Imagine um mundo sem rótulos
Catarina, Ina, China

Fotografia Pública e Prática Artística

Fotografia Pública e Prática Artística

Vídeo sobre a fotografia pública de Claudia Andujar.

Ficha Técnica:

Concepção: Professora Ana Maria Mauad
Montagem: Ana Paula Serrano

Passados Presentes: memória negra no sul fluminense (2011, legendas em português)

Passados Presentes - memória negra no sul fluminense

  See the full movie with English subtitles

  Voir le film complet avec sous-titres français

Passados Presentes coloca em destaque a vigorosa tradição oral de descendentes de escravizados nos antigos domínios da família Souza Breves na região sul do estado do Rio de Janeiro (Bracuí e Pinheiral + Mais


Imagine um mundo sem rótulos

Direção: ANA CAROLINA DE MOURA DELFIM MACIEL
Documentário | 2012 | 15 min| Livre

O filme traz o depoimento do arquiteto Egydio Colombo que se dedicou a colecionar rótulos, embalagens e etiquetas. Partindo da entrevista com Colombo - que discorre sobre seu interesse em artes gráficas e sua trajetória como colecionador -, o documentário traz imagens de gravuras, desenhos e fotografias de produtos que integram o imaginário de várias gerações. Trata-se de uma seleção dentre 5.266 itens da “Coleção Egydio Colombo Filho”, acervo do Museu Paulista.

Assista também:

Herança, Legado Material e Memória: Edmea, Beth e Edith Jafet
+ Mais


Entrevista com a professora Ismênia Martins

  Ver o filme na íntegra

Entrevista com a professora Ismênia Martins sobre a trajetória do LABHOI.

Entrevista realizada em agosto de 2012, por Hebe Mattos e Ana Maria Mauad.

Ficha Técnica:

Câmera: Guilherme Hoffmann
Edição: Isabel Castro
Duração: 21:26 min.

Anos 50: uma disputa, uma perda e uma vitória

Anos 50: uma disputa, uma perda uma vitória

A década de 1950 foi um período de transformações sociais, econômicas, urbanas e comportamentais. Os chamados “anos dourados” trouxeram a consolidação da urbanização, industrialização e da sociedade de massa no Brasil, com a expansão dos meios de comunicação. A década se inicia com a volta de Getúlio Vargas ao poder, desta vez livremente escolhido por quase metade dos eleitores, embora a campanha tenha sido polarizada: de um lado uma forte oposição e de outro várias forças populares, entre elas o movimento queremista. No decorrer da década houve um aumento na produção dos bens culturais, como o cinema e a música, mas nos esportes o trauma da derrota em 1950 para o Uruguai em pleno Maracanã ainda estava por ser superado.

O vídeo trata, através de fotografias + Mais


ANPUH 50 anos

  Ver o filme na íntegra

Compilação de registros de momentos históricos das últimas 5 décadas para comemoração dos 50 anos da ANPUH.

Ficha Técnica:

Roteiro: Ana Mauad
Duração: 10:53 min.

Homenagem à Profª Aydil

Homenagem à Professora Aidyl Carvalho Preis e aos 40 anos do PPGH-UFF

Filme em homenagem à Professora Aidyl Carvalho Preis e aos 40 anos do PPGH - Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

Ficha Técnica:

Produzido pelo LABHOI e pelo PPGH-UFF
Duração: 19:38 min.

Milton Guram em três tempos

Milton Guran em três tempos

O fotojornalista e antropólogo Milton Guran, ao discutir suas fotografias, promove uma reflexão sobre o ato fotográfico. Analisa as fotografias de política realizadas no período em que atuava como repórter-fotográfico e as coberturas fotográficas dos povos indígenas brasileiros, que realizou de forma independente e também a serviço da FUNAI. Em um terceiro tempo explica o processo de produção das imagens realizadas na África com os Agudás, para sua tese de doutorado em Antropologia. No primeiro tempo, realizou as fotografias de política dentro de uma abordagem jornalística, o que vai se transformando no segundo tempo, na documentação dos povos indígenas, dando lugar a um olhar fotográfico em que busca a representação dessa cultura. O terceiro tempo, na pesquisa de doutorado no Benin, a + Mais


Fotografia e Cultura Política: Carnaval e Samba no foco da Boa Vizinhança

  Ver o filme na íntegra

A fotógrafa Genevieve Naylor atuou no Brasil durante a II Guerra Mundial, nos anos 1940-41.Contratada pelo governo dos Estados Unidos, no contexto da Política da Boa Vizinhança, produziu uma ampla documentação fotográfica não apenas na capital como também no interior do país. Sua coleção conta com mais de 1300 imagens, dentre as quais uma expressiva documentação das manifestações musicais brasileiras.
O vídeo + Mais


Sons e Imagens da Rememoração

  Ver o filme na íntegra

  Ver o filme na íntegra (com legendas)

Sons e Imagens da Rememoração é um proposta de montagem realizada com base em imagens do arquivo do LABHOI.

O tema central é a história das + Mais


Erno Schneider: A História num click

  Erno Schneider: A História num click (parte 1)

  Erno Schneider: A História num click (parte 2)

O fotógrafo gaúcho Erno Schneider teve grande importância na formação de uma geração de fotógrafos e + Mais


Retratos da Família Brasileira

  Ver o filme na íntegra

O vídeo traz uma compilação de retratos de família de diversas épocas e em variados suportes, tanto coloridos como em preto e branco, inicialmente dispostos de forma linear e em seguida organizados de modo a formar as diversas as árvores genealógicas correspondentes. Parte então para a comparação de fotos de situações semelhantes de famílias diversas, em épocas diferentes.

Duração: 08:58 min.


Antonio Nery: O fotógrafo da bossa nova

  Ver o filme na íntegra

O vídeo traz a trajetória do fotojornalista Antonio Nery, mineiro radicado no Rio de Janeiro que relata o início na profissão no jornal Última Hora até os mais de 23 anos em que trabalhou em O Globo. Comenta fotografias de vários períodos, com ênfase para as fotografias dos músicos da Bossa Nova que registrou como fotógrafo do Copacabana Palace e cujo conjunto se constitui num importante documento do movimento musical e da época.

Ficha Técnica: + Mais


Versos e Cacetes. O jogo do pau na cultura afro-fluminense

Prata da casa Silvana parte 1

Prata da Casa: Fotógrafos e Fotografias no Rio de Janeiro (1950-1960) (parte 1)

Ficha Técnica:

Direção e roteiro: Silvana Louzada
Edição: Tarsila Pimentel
Duração: 6:00 min.

Prata da casa Silvana parte 2

Prata da Casa: Fotógrafos e Fotografias no Rio de Janeiro (1950-1960) (parte 2)

Ficha Técnica:

Direção e roteiro: Silvana Louzada
Edição: Tarsila Pimentel
Duração: 7:57 min.

O Brasil de Genevieve Naylor

Projeto memórias do contemporâneo – A Longa Viagem de Volta

  Ver o filme na íntegra

Entrevista com o fotógrafo Flávio Damm. Relata o início na profissão aos 19 anos na Revista do Globo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e a reportagem que fez com o presidente deposto Getúlio Vargas, em 1947. Getúlio havia sido deposto em 1945 e se auto-exilara na sua fazenda em São Borja, no Rio Grande do Sul. Durante os dois anos de recolhimento o ex-presidente recebeu vários jornalistas de todo o mundo, mas não permitia ser + Mais

O Brasil de Genevieve Naylor

O Brasil de Genevieve Naylor pelas lentes da Boa Vizinhança

  Ver o filme na íntegra

Genevieve Naylor fotógrafa contratada pelo governo dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, no contexto da Política da Boa Vizinhança, para produzir uma imagem de Brasil que fosse bem aceita nos Estados Unidos. Entretanto, a fotógrafa formada na melhor tradição da fotografia engajada consegue produzir uma imagem plural e diversificada de um Brasil que "não é só litoral". Fotografou tanto as belezas e lugares frequentados pela boa sociedade carioca, quanto viajou + Mais

Jongos, Calangos e Folias: Música Negra, memória e poesia (2007, legendas em português)

Jongos, Calangos e Folias: Música Negra, Memória e Poesia

  See the full movie with English subtitles

 

"Jongos, Calangos e Folias: Música Negra, Memória e Poesia" é um documentário realizado pela Universidade Federal Fluminense, através do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF) e do Núcleo de Pesquisa em História Cultural (NUPHEC/UFF), com apoio do Edital Petrobrás Cultural/2005. O filme coloca em diálogo, através de jongos, calangos e folias de reis, a memória e a história da última geração de africanos, chegada ao Rio de Janeiro na primeira metade do + Mais


Lançamento do filme Jongos, Calangos e Folias e do Acervo UFF Petrobrás Cultural

  Ver o filme na íntegra

Lançamento do filme Jongos, Calangos e Folias - música negra, memória e poesia; do Acervo UFF Petrobrás - Memória e Música Negra; e do site Jongos, Calangos e Folias.

O lançamento foi realizado em duas ocasiões: na Casa de Rui Barbosa, em setembro de 2007; e no Cinearte UFF, em novembro de 2007.


América Engajada, Fotografias de Genevieve Naylor (1941-42) e Sebastião Salgado (1980-96)

  Ver o filme na íntegra

A fotógrafa estadunidense Genevieve Naylor documentou o Brasil durante a II Guerra Mundial para o governo dos EUA no contexto da Política da Boa Vizinhança, produzindo uma imagem plural e diversificada, que cobria as nascentes metrópoles e também o interior do país. Sua coleção, composta por mais de 1300 fotos, é um verdadeiro mosaico da diversidade cultural de um Brasil em formação.
O mineiro + Mais

Cantareira: memórias de um acontecimento

O Quebra-quebra das barcas em Niterói – 1959

  Ver o filme na íntegra

Até 1974, quando foi inaugurada a Ponte Rio-Niterói, a população das maiores cidades às margens da Baía de Guanabara tinha as Barcas, também conhecidas como Cantareira, como único meio de transporte público para atravessá-la.
Em 1959 Niterói era capital do antigo Estado do Rio e o Rio de Janeiro capital da República. Em 22 de maio daquele ano a população de Niterói demonstrou toda a sua insatisfação com o grupo Carreteiro, que administrava + Mais


Foto-Ícones, a História por detrás das imagens? Considerações sobre a narratividade das imagens técnicas

  Ver o filme na íntegra

O vídeo apresenta três fotografias de políticos, feitas por diferentes fotógrafos em momentos distintos, 1958, 1961 e 1984.
Juntamente com as imagens traz os depoimentos dos fotógrafos Flávio Damm, Erno Scheneider e Milton Guran, representantes de gerações de fotojornalistas que participaram ativamente da redefinição do uso da imagem na imprensa brasileira.
Os + Mais

O Incêndio do Gran Circus Norte-Americano

O Incêndio do Gran Circus Norte-Americano

  Ver o filme na íntegra

  See the full movie with English subtitles

Em 1961 Niterói era uma cidade sem muitas opções de lazer, quando recebeu o Gran Circus Norte-Americano, auto-proclamado o + Mais

Devotos da Cor

Devotos da Cor

  Ver o filme na íntegra

O vídeo foi elaborado ao longo de dois anos [1997-1999] a partir de pesquisa acadêmica sobre a história da Igreja de Santa Efigênia, situada no Rio de Janeiro e construída por um grupo de escravos e libertos africanos em meados do século XVIII. A igreja cuja arquitetura e uso está bem preservada ainda hoje permanece como uma irmandade de homens pretos e mantém suas festas e procissões como patrimônio imaterial do grupo. A preparação do roteiro e a realização do vídeo foram desenvolvidos em + Mais


A Conversão de Paulo a Caminho de Damasco - parte 2

Restauro em processo: A conversão do apóstolo Paulo a caminho de Damasco (2011 | 30 min. | Livre)
Direção: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel | Codireção: Solange F. Lima.
O documentário registra o processo de restauro da tela homônima atribuída ao pintor Almeida Júnior e pertencente ao Museu Paulista da USP.

Assista também à parte 1


A Conversão de Paulo a Caminho de Damasco - parte 1

Restauro em processo: A conversão do apóstolo Paulo a caminho de Damasco (2011 | 30 min. | Livre)
Direção: Ana Carolina de Moura Delfim Maciel | Codireção: Solange F. Lima.
O documentário registra o processo de restauro da tela homônima atribuída ao pintor Almeida Júnior e pertencente ao Museu Paulista da USP.

Assista também à parte 2


O amor é um lugar vazio - parte 1

O amor é um lugar vazio - descrição.

Assista também à parte 2 do documentário.


O amor é um lugar vazio - parte 2

O amor é um lugar vazio - descrição.

Assista também à parte 1 do documentário.


Eliane - parte 2

Documentário dedicado à atriz Eliane Lage (1928), estrela de filmes da companhia cinematográfica Vera Cruz, como "Caiçara" (1950), de Adolfo Celi; "Ângela" (1951), de Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida; "Terra é Sempre Terra" (1952), de Payne; e de "Sinhá Moça" (1953), de Payne e Oswaldo Sampaio. O filme mostra uma Eliane Lage desprovida da mitificação que o estrelato buscou lhe incutr. Seu depoimento e sua vivência, tendo em vista o distanciamento temporal de sua experiência cinematografica, irão nortear a narrativa de Eliane.

Veja também a parte 1 do documentário


Eliane - parte 1

Documentário dedicado à atriz Eliane Lage (1928), estrela de filmes da companhia cinematográfica Vera Cruz, como "Caiçara" (1950), de Adolfo Celi; "Ângela" (1951), de Tom Payne e Abílio Pereira de Almeida; "Terra é Sempre Terra" (1952), de Payne; e de "Sinhá Moça" (1953), de Payne e Oswaldo Sampaio. O filme mostra uma Eliane Lage desprovida da mitificação que o estrelato buscou lhe incutr. Seu depoimento e sua vivência, tendo em vista o distanciamento temporal de sua experiência cinematografica, irão nortear a narrativa de Eliane.

Veja também a parte 2 do documentário