Chamada de Artigos - FOTOGRAFICAMENTE RIO, A CIDADE E SEUS TEMAS

Resultado das propostas enviadas.

A comissão do projeto “Fotograficamente Rio, a cidade e seus temas” reunida decidiu pela seleção das propostas enviadas pelos seguintes pesquisadores:

Tema 1 – Isabella Perrota; Maria Pace Chiavari; Marcos Felipe de Brum Lopes.

Tema 2 –Flávia Brito; Luiza Cliente; Pio Figueiroa e Mariana Lacerda

Tema 3 – Erika Tambke;Igor Sacramento; Soraya Silveira Simões e Débora Santana de Oliveira.

Tema 4 – Américo Júnior e Bruno Morais;Maria Isabela Mendonça dos Santos; Paula Ribeiro, Aline Ramos Santiago Guimarães e Douglas de Andrade Figueiredo;

Menção honrosa para publicação em seções complementares:

Carlos Eduardo Pinto de Pinto;
Francisco Javier Muller Galdames;
João Maurício Bragança;
Patrícia Moreno;
Sabina Ferreira Alexandre Luz;
Victor Vogel de A Ramos.

Prorrogado o prazo!

Diante do novo cronograma de liberação dos recursos da FAPERJ prorrogamos o prazo de entrega das propostas de artigo para o dia 20 de março.

Convocamos a apresentação de propostas de artigos para elaboração do livroFotograficamente Rio, a cidade e seus temas,obra coletiva que abordará a história do Rio de Janeiro por meio de suas fotografias. No marco de comemoração dos 450 anos da cidade, propomos a organização de um e-book, a ser disponibilizado no site do LABHOI-UFF e distribuído gratuitamente, mediante a chave de acesso, para bibliotecas, universidades, escolas e leitores interessados na história visual da cidade.

Perfil das propostas

A relação entre prática fotografia e experiência urbana será o fio condutor que orienta a produção de uma história visual do Rio de Janeiro. Valorizamos a dimensão visual da experiência social e adotamos a visualidade como plataforma de observação das relações sociais, em que incluímos os circuitos sociais da fotografia, os sujeitos históricos envolvidos na sua produção, as coleções que resultaram dessa prática e, sobretudo, as representações sociais que fornecem sentido e espessura à experiência visual da história. Ao associarmos a fotografia produzida na e/ou sobre cidade do Rio de Janeiro, propomos problematizar a sua história por meio das estratégias de ver e ser visto, das formas de dar a ver a cidade, das instituições e dispositivos nos quais a pluralidade de imagens da cidade se plasmaram.

A obra se estruturará emquatro eixos temáticos, todos perpassados pela prática fotográfica como fio condutor da sua elaboração: A cidade voltada para o mar; modos de morar; a cidade de todas as gentes; coberturas fotográficas.

1. A cidade voltada para o mar, eixo em que se contempla na cultura urbana a presença do porto, das praias, das paisagens da baía de Guanabara e das atividades profissionais e religiosas associadas ao mar. Valoriza-se as séries fotográficas em que se expressa a relação entre o Rio de Janeiro e as aguas que banham a cidade.
  2. Modos de morar, eixo em que se problematiza as práticas de ocupação da cidade e a questão da habitação. Destacam-se as políticas de habitação,  a relação favela e asfalto, as utopias urbanas que forjaram ao longo do século XX. Contemplam-se fotografias  que revelem por meio das formas de morar as culturas urbanas da cidade.
  3. A cidade de todas as gentes, eixo em que se busca compor um panorama das culturas cariocas seus modos e modas nos distintos espaços da cidade. Nesse eixo se incorpora fotografias em que a população da cidade expresse comportamentos emergentes que delinearam  uma cultura urbana identificada como carioca.
  4. Coberturas fotográficas, nesse eixo se valoriza a cobertura dos eventos da cidade por meio da prática do fotojornalismo e da documentação fotográfica. Destacam-se fotografias, em que se revelam os fatos e acontecimentos que compõem a memória urbana da cidade do Rio de Janeiro.

Submissão das propostas

As propostas devem ser apresentadas em duas páginas conter os itens: identificação do(a) proponente por um currículo resumido; indicação de um dos quatro  eixos temáticos que se insere a proposta;  título do artigo e argumento central; estrutura do artigo, as fontes fotográficas a serem tratadas e bibliografia de no máximo 20 títulos.

A escolha de três propostas por eixo temático será feita por uma comissão composta por sete estudiosos da história e da fotografia: Ana Maria Mauad (LABHOI-UFF); Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional); Mauricio Lissovsky (ECO-UFRJ); Maria Teresa Bandeira de Mello (APERJ); Ismênia de Lima Martins (LABHOI-UFF); Milton Guran (Pesquisador Associado LABHOI/CNPq e Coordenador do FotoRio); Silvana Louzada (LABHOI-UFF); Samantha Quadrat (NEC-UFF).

A avaliação das propostas se orientará pelos seguinte princípios: adequação do argumento central ao eixo temático indicado; utilização da fotografia como fonte e objeto de estudo;  originalidade da abordagem; bibliografia indicada para apoiar a análise.

Cada uma das propostas escolhidas terá três meses para apresentar um artigo com no máximo 10.000 palavras (bibliografia e título incluídas) acompanhado de imagens fotográficas autorizadas para a publicação, incluindo a utilização de mapas, tabelas (se forem necessários) e de recursos dinâmicos como:  hiperlinks para referências cruzadas, vídeos de curta duração e animação com imagens. Cada autor/a receberá R$ 2000,00  (dois mil reais) para o desenvolvimento do trabalho e cessão dos direitos autorais, pois a obra não será comercializada.

Ao final dos três meses os artigos serão lidos e comentados pela comissão e organizadores da obra e cada autor(a) terá dois meses para os ajustes necessários e entrega da versão final.

• Recebimento de propostas –até 20 de março de 2015
  • Divulgação dos selecionados – 30 de abril de 2015;
  • Entrega dos artigos – 30 de julho de 2015;
  • Entrega da versão final dos artigos – 30 de novembro de 2015
  • Lançamento da obra – 2016

Os artigos deverão ser encaminhados para o e-mail -  anammauad@gmail.com