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O Olhar Engajado: Prática Fotográfica e os Sentidos da História, Brasil 1960-1990

I. Introdução: tema e objetivos do projeto

O projeto de pesquisa, O OLHAR ENGAJADO: PRÁTICA FOTOGRÁFICA E OS SENTIDOS DA HISTÓRIA, BRASIL 1960-1990, integrou as atividades do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI), do Departamento de História da UFF, cadastrado no diretório dos grupos de Pesquisa do CNPq. O seu objeto de estudo é a análise da criação, trajetória e prática das agencias independentes de produção da imagem fotográfica, para tanto discute a noção de engajamento do olhar a uma causa social como possibilidade de marca autoral do fotojornalismo contemporâneo. Vale ressaltar que a extensão do projeto por mais um ano, acabou por incorporar na sua problemática os desdobramentos da pesquisa, entre os quais, destaca-se a ampliação do escopo de análise por meio da incorporação da fotografia documental e de novas agências de produção da imagem fotográfica no século XX. 3 O projeto insere-se na linha de estudo Memória e Mídia e associa-se à perspectiva metodológica adotada nos trabalhos produzidos no LABHOI, na qual a valorização das fontes de memória define o uso da fotografia associada aos relatos orais para a produção de uma escrita videográfica

Objetivos:

1. Discutir o papel da imagem fotográfica na elaboração da narrativa histórica contemporânea;
2. Discutir o impacto da imagem fotográfica na elaboração das memórias sociais: publica e privada;
3. Tipologizar a relação entre palavra e imagem na construção da notícia na imprensa ilustrada;
4. Recompor a trajetória dos fotógrafos que atuaram na imprensa periódica brasileira a partir de 1950
5. Constituir acervo de história oral com as entrevistas feitas com os fotógrafos ainda vivos
6. Recuperar as entrevistas realizadas com fotógrafos já falecidos.
7. Organizar um banco de imagens informatizado com as fotografias produzidas pelos fotógrafos entrevistados.
8. Elaborar instrumentos de pesquisa e textos de caráter analítico que se pautem na temática do relacionamento entre fontes orais e visuais
9. Treinar alunos de graduação no trabalho com fontes orais, habilitando-os nas técnicas de sumário, transcrição, tratamento de fitas cassete e digitalização de áudio.
10. Desenvolver uma linguagem videográfica aplicada à narrativa histórica.

Relatório de Produtividade em Pesquisa - CNPq

Produtos:

Acervo visual e oral
Dicionário Histórico-Biográfico sobre o fotojornalismo brasileiro
Textos videográficos

Professor Responsável: 
Ana Maria Mauad
Origem: 
Pesquisa do LABHOI
Linha de Pesquisa: 
Fotografia, Arte, Mídias