publications

For full references see bibliography at the end of the Technical Report. We offer here volumes fully accessible in digital format.


books and collections

INVENTÁRIO DOS LUGARES DE MEMÓRIA DO TRÁFICO ATLÂNTICO DE ESCRAVOS E DA HISTÓRIA DOS AFRICANOS ESCRAVISAZADOS NO BRASIL
Hebe Mattos, Martha Abreu e Milton Guran (org.), 2016.

HISTÓRIA ORAL E COMUNIDADE - REPARAÇÕES E CULTURAS NEGRAS
Hebe Mattos (org.), 2016, com textos dos workshops Passados Presentes.

ESCRAVIDÃO E SUBJETIVIDADES NO ATLÂNTICO LUSO-BRASILEIRO E FRANCÊS
Hebe Mattos e Myriam Cottias (org), 2016.

ESCLAVAGE ET SUBJETIVITÉ DANS L’ATLANTIQUE LUSO-BRÉSILIEN ET FRANÇAIS
Hebe Mattos e Myriam Cottias (org), 2016.


articles and book chapters

Temporalidades e Saberes Inscritos em Ruínas e Memórias
Drª. Camilla Agostini
Winner of 2017's Award Luiz de Castro Faria

Preface: Debt, Redress
David Scott (Small Axe: 43, March 2014)

POR UMA HISTÓRIA PÚBLICA DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL
Hebe Mattos, Martha Abreu, Milton Guran. Estudos Historicos (Rio de Janeiro), v. 27, p. 255-273, 2014.

RESISTÊNCIA TAMBÉM DENTRO DA ESCOLA
Amilcar Araújo Pereira. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 101, p. 80-83, 2014.

APRESENTAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, N. 69, JAN-JUNHO 2015. DOSSIÊ PÓS-ABOLIÇÃO NO MUNDO ATLÂNTICO
Hebe Mattos e Alexandre Fortes

O legado das canÇÕes escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diÁlogos musicais no pÓs-aboliÇÃo.
Martha Abreu. Revista Brasileira de História, n. 69, Jan-Junho 2015. Dossiê Pós-Abolição no Mundo Atlântico.

Os perigos dos Negros Brancos: cultura mulata, classe e beleza eugÊnica no pós-emancipaÇÃo (EUA, 1900-1920).
Giovana Xavier da Conceição Nascimento. Revista Brasileira de História, n. 69, Jan-Junho 2015. Dossiê Pós-Abolição no Mundo Atlântico.

MEMORIES OF CAPTIVITY AND FREEDOM IN SÃO JOSÉ DA SERRA JONGO FESTIVALS: CULTURAL HERITAGE AND BLACK IDENTITY (1888-2011).
Martha Abreu e Hebe Mattos, In: Ana Lúcia Araújo. (Org.). African Heritage and Memories of Slavery in Brazil and the South Atlantic World. Amherst: Cambria press, 2015, p. 149-178.

THE TWO ENSLAVEMENTS OF RUFINA: SLAVERY AND INTERNATIONAL RELATIONS ON THE SOUTHERN BORDER OF NINETEENTH-CENTURY BRAZIL
Keila Grinberg, The Hispanic American Historical Review, v. 96, p. 259-290, 2016.

'O QUE FARÁ ESSA GENTE QUANDO FOR DECRETADA A COMPLETA EMANCIPAÇÃO DOS ESCRAVOS?'- SERVIÇO DOMÉSTICO E ESCRAVIDÃO NAS PLANTATIONS CAFEEIRAS DO VALE DO PARAÍBA
Mariana Muaze. Almanack, v. 12, p. 65-87, 2016.

ACTIVIST RESEARCH AND THE PRODUCTION OF NON-HEGEMONIC KNOWLEDGES: CHALLENGES FOR INTERSECTIONAL FEMINISM.
Giovana Xavier e Amana Mattos. Feminist Theory, v. 17, p. 239-245, 2016.

“O CAIS DO VALONGO NA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO: ATIVIDADE PREPARATÓRIA A UMA AULA DE CAMPO”
Mônica Lima e Souza - sequência didática publicada no site Narrativas do Rio, do LEPEH, Laboratório de Estudos e Pesquisas de Ensino de História, 2016.

A HISTÓRIA COMO PERFORMANCE: JONGOS, QUILOMBOS E A MEMÓRIA DO TRÁFICO ILEGAL DE ESCRAVIZADOS AFRICANOS
Hebe Mattos e Martha Abreu, In: Ana Maria Mauad, Juniele Rabelo de Almeida, Ricardo Santhiago (Org.), História Pública no Brasil: Sentidos e Itinerários, Letra e Voz, 2016.


monographs, dissertations and reports

COMPRAM-SE SOLDADOS! OS LIBERTOS DA PROVÍNCIA DA BAHIA NA GUERRA DO PARAGUAI
Denise Moraes Gouveia da Silva , Dissertação de Mestrado, UNIRIO, 2016.

O MOVIMENTO NEGRO E O DISCURSO DA MESTIÇAGEM: EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NEGRO NO BRASIL (1960-1980)
Rafael Petry Trapp

NEGRITUDE, SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA E OS BLACK STUDIES NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL (1960-80)
Rafael Petry Trapp, projeto de estágio sanduíche na Columbia University, 2016.

UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E QUESTÃO RACIAL NO BRASIL: O PENSAMENTO DE EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Rafael Petry Trapp, Primeiros Escritos, LABHOI, 2016.

RELATÓRIO DA PESQUISA EM ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL REALIZADO NA COLUMBIA UNIVERSITY, EM NOVA YORK, NOS ESTADOS UNIDOS, ENTRE 1 DE SETEMBRO DE 2015 E 31 DE MAIO DE 2016, COM BOLSA DO CONVÊNIO CAPES/FULBRIGHT
Amilcar Araujo Pereira

RELATÓRIO DE PESQUISA ARQUEOLÓGICA / IPHAN COM PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA PORTARIA DE PESQUISA
Camilla Agostini, Relatório de Pesquisa Arqueológica apresentado ao IPHAN (2014/2015)

RELATÓRIO DE PESQUISA ARQUEOLÓGICA / IPHAN COM PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA PORTARIA DE PESQUISA
Camilla Agostini, Relatório de Pesquisa Arqueológica apresentado ao IPHAN (2015/2016)

RELATÓRIO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Raquel Terto, FAPERJ, 2016.

RELATÓRIO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Fernanda Pinheiro, FAPERJ, 2016.

RELATÓRIO DE BOLSA TCT
Guilherme Hoffmann

Relações étnico-raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola
Ana Carolina Mota da Costa Batista

Quilombo de Maria Conga em Magé: Memória, Identidade e Ensino de História
Camila Abreu de Carvalho

PRESENÇA INDÍGENA EM ARARUAMA: PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA
Carla Cristina Bernardino Ramos

“ Isso é coisa da macumba? ” Elaboração de um material pedagógico de História sobre as religiosidades afro-brasileiras em museus do Rio de Janeiro
Carolina Barcellos Ferreira

Quilombo de Maria Conga em Magé: Memória, Identidade e Ensino de História
Carolina Viana Machado

Tecendo caminhos para a aplicação da lei 10.639/03- um relato de experiência em turmas de 3o ano da rede pública
Cristiane Alves de Lemos

O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história
Fernanda Nascimento Crespo

O Axé na Sala de Aula: Abordando as Religiões Afro-Brasileiras no Ensino de História
Isabelle de Lacerda Nascentes Coelho

Enegrecendo as Belas Artes: ensinando história por meio das trajetórias de dois pintores negros do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
Joana D’arc Araujo da Silva

Histórias conectadas no ensino de História: tecendo conexões entre o Norte da África e a Península Ibérica no período da expansão islâmica (VII-IX)
Lucas Moreira Calvo

Parque Indígena do Xingu: um jogo para a lei 11.645/2008
Marcia de Sousa da Silva Maia

Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização
Rafael Alvez

Identidades (in)visíveis: indígenas em contexto urbano e o ensino de história na região metropolitana do Rio de Janeiro
Thais Elisa Silva da Silveira