O Olhar Engajado: Prática Fotográfica e os Sentidos da História, Brasil 1960-1990
I. Introdução: tema e objetivos do projeto
Em pesquisas serão colocadas as informações sobre projetos.
I. Introdução: tema e objetivos do projeto
A alegria e entusiasmo dos carnavais de rua em Niterói constituem uma das principais narrativas memoriais da cidade. Tema de inúmeras entrevistas do arquivo do LABHOI. A cidade é também sede de diversas escolas de samba. A Acadêmicos do Cubango foi tema de um dos cursos de história oral do LABHOI. No bairro do Cubango encontra-se também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. A escola de samba tem fortes raízes nas tradições e experiências da população de origem africana da cidade.
Ao longo do século XX, a cidade de Niterói foi ponto de chegada do êxodo rural do agro fluminense e recebeu imigrantes das mais diversas origens e nacionalidades. Suas memórias e histórias foram alvo privilegiado de muitos dos cursos de história oral desenvolvidos no LABHOI. O projeto se propõe a discutir o processo de esvaziamento demográfico do agro fluminense, desde o final do século XIX, em suas relações com o desenvolvimento urbano da cidade de Niterói, tomando-o a partir das estratégias individuais e familiares acionadas por seus atores.
A cidade de Niterói tem seu mito de origem na sesmaria doada à Martim Afonso de Souza, o Araribóia, chefe dos índios Temiminós e aliado dos portugueses no século XVI. O bairro de São Lourenço surgiu de uma antiga aldeia indígena que perdurou até o século XIX e abriga a Igreja de São Lourenço dos Índios, erigida em 1627, a mais antiga do Estado do Rio de Janeiro. A primeira estátua erigida em homenagem à Araribóia, em 22 de novembro de 1912, está hoje na Praça em frente à Igreja.
Capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, Niterói sempre teve sua história intimamente ligada à cidade do Rio, antigo Distrito Federal. A estação das barcas era o centro nervoso de ligação entre as duas cidades. Em 1959, ocorreu em Niterói uma revolta popular que teve como foco o serviço de transporte marítimo que fazia ligação com a cidade do Rio de Janeiro. A greve dos servidores da empresa levou à convocação dos fuzileiros navais que não conseguiram conter a insatisfação dos usuários das barcas.
Situado em Niterói, o Laboratório de História Oral e Imagem, da Universidade Federal Fluminense, desenvolve desde 1994, a partir da disciplina de História Oral do curso de graduação em História, projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre a memória e a identidade da cidade. O denominado "Projeto Niterói" é a compilação de todas essas séries de projetos de pesquisa realizados pelos alunos da graduação em História da UFF com a coordenação dos professores do LABHOI.
Projeto de pesquisa voltado para uma reflexão teórica sobre a questão da politica no interior de pequenos grupos associada ao debate sobre identidade étnica, territorialidade e ações coloniais. Projeto desenvolvido em parceria com o prof. João Pacheco de Oliveira pensado como um núcleo de reflexões a serem discutidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação de história e antropologia nos quais os professores e seus orientandos estão inseridos.
Governadores em Foco: A Construção da Imagem dos Chefes de Governo do Estado da Guanabara e do novo Estado do Rio de Janeiro na Coleção Fotográfica Oficial
Esse projeto tem como objeto a presença da arte estrangeira no Brasil, considerando os processos de apropriação (R. CHARTIER) que permitem leituras contextualizadas da obra de arte. Numa primeira etapa foi desenvolvida a análise da pinacoteca Alberto Lamego, adquirida no fim da década de 1940 pelo governo do estado do Rio de Janeiro e que desencadeou uma controvérsia entre diferentes projetos de museu regional, promovendo leituras regionalistas de uma coleção de obras de arte européia do século XVI ao XIX concebida como representativa da identidade fluminense.
Objetivos:
Esse projeto teve como objetivo reunir uma coleção de entrevistas com magistrados e ex-servidores das primeiras gerações de servidores da Justiça Federal no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma contribuição especialmente para a compreensão da proposta de recriação da Justiça Federal no Brasil nos anos inicias do regime militar e das primeiras fases de seu funcionamento no Estado do Rio de Janeiro, atravessando a fase da fusão dos antigos estados da Guanabara e do Estado do Rio de Janeiro.
Coordenadora: Angela de Castro Gomes
Equipe: Paulo Cesar Araújo e Fernando Luiz Vale Castro.
O objetivo deste projeto foi o de estudar um dos grupos de ofício mais antigos e ativos da cidade de Niterói, recuperando sua história recente, e socializar um grupo de alunos da graduação de História com a metodologia da História oral.
Este projeto tem como objetivo discutir o universo da imaginária urbana. O recorte recai sobre o estudo de dois tipos de imagens urbanas: a escultura pública e o grafite urbano contemporâneo. O estudo investiga a história dos sentidos atribuídos aos espaços urbanos e às cidades no Brasil, para problematizar os processos de construção de identidades sociais e interrogar o patrimônio cultural.
O projeto tem sua origem no LABHOI no ano de 1994, com o início da documentação e pesquisa Memórias do Cativeiro, que abordava a memória genealógica de famílias descendentes dos últimos escravizados nas antigas áreas cafeeiras do sudeste brasileiro e que deu origem à série do acervo oral do LABHOI de mesmo título. Desde então, o projeto desenvolve pesquisas em que as relações entre memória, escravidão e formas de pertencimento e cidadania se constituem como objeto principal.
Projeto voltado para uma reflexão sobre a presença de africanos convertidos no interior da Igreja Católica ao longo da vigência da escravidão. Atualmente vem sendo implementado no âmbito do Pronex Dimensões da Cidadania, dirigido pelo prof. José Murilo de Carvalho e também em colaboração com o Prof. Maurício Abreu, através do Projeto Cientista do Nosso Estado.
Produtos:
O tema central deste projeto é analisar a narratividade da imagem técnica e o seu valor de representação social. Já tornou-se lugar comum afirmar que vivemos numa civilização de imagens, mas não custa lembrar que o que hoje se naturaliza nas telas das televisões, nos outdoors, nos cinemas e nas capas de revista, possuem uma historicidade, definindo formas de conhecer e imaginar.
O trauma e a tragédia também compõem a memória e a identidade das cidades. Em Niterói, no dia 17 de dezembro de 1961, ocorreu o maior incêndio de um circo da história, provocando mortes e deixando muitos mutilados. Tratava-se de um dos circos mais famosos da época na América Latina, conhecido pela tecnologia moderna e o espetáculo de animais. Os acontecimentos ganharam grande repercussão na época. No cotidiano da cidade, a festa da alegria circense confundiu-se com as marcas da tragédia.